Recanto vale verde

Praticar esportes ajuda no tratamento da dependência química- Recanto Vale Verde | imagem de um homem praticando corrida

Atividades Físicas Auxiliam na Recuperação de Dependentes Químicos

 

Atividades físicas auxiliam na recuperação de dependentes químicos

Atividades físicas são um pilar importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas e a prática de exercícios tem se tornado um auxílio para o tratamento de dependentes químicos, potencializando o tratamento e otimizando todo processo de desintoxicação.

Ao praticar atividades físicas o corpo libera endorfina, um neuro-hormônio que diminui a ansiedade e a irritabilidade, sensações constantes na vida de alguém que está em processo de desintoxicação das drogas. Outro ponto positivo é a ressocialização que acontece quando o dependente químico pratica exercícios em grupo, o contato com a natureza também traz muitos benefícios para o tratamento.

Apesar disso, estudos comprovam que cerca de 30 minutos de qualquer que seja a atividade física ajudam o paciente na retomada da autoestima, bom humor e energia nas atividades cotidianas.

Estar em tratamento da dependência química é um desafio diário, porém com o apoio da família e das pessoas que os cercam, associado a um tratamento médico adequado e atividades físicas farão a diferença na recuperação do indivíduo que sofre com a dependência de drogas e álcool.

Os pacientes que estão em tratamento da dependência química de drogas e álcool no Centro de Tratamento Recanto Vale Verde são estimulados a fazerem atividades físicas e cotidianas. Pequenas tarefas como ir à padaria ou à feira livre auxiliam no processo de ressocialização do dependente químico.